segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Programa de terapias naturais

Rede estadual de saúde vai ter programa de terapias naturais


Fonte: site G1.globo.com


Lei 5471/09

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica criado o Programa de Terapia Natural para o atendimento da população do Estado do Rio de Janeiro, com vistas ao seu bem estar e a melhoria da qualidade de vida.
Artigo 2º Constituem objetivos do Programa de Terapia Natural:
I - a promoção da saúde e a prevenção de doenças através de práticas que utilizam basicamente recursos naturais.
II - a implantação de Terapia Natural junto às unidades de saúde e hospitais públicos do Estado, dentre as suas diversas modalidades, tais como: Massoterapia, Fitoterapia, Terapia Floral, Acupuntura, Hidroterapia, Cromoterapia, Aromaterapia, Oligoterapia, Geoterapia, Quiropraxia, Iridologia, Hipnose, Trofoterapia, Naturologia, Ortomolecular, Ginástica Terapêutica e Terapias da Respiração.
III - o estímulo à utilização de técnicas de avaliação energética das terapias naturais;
IV - a divulgação dos benefícios decorrentes das terapias naturais.
Art. 3º As modalidades terapêuticas adotadas através do Programa de Terapia Natural deverão ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal.
Art. 4º Para o disposto nesta lei, o Poder Executivo poderá celebrar convênios com órgãos federais e municipais, bem como com entidades representativas de terapeutas naturistas.
Art. 5º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas suas disposições em contrário.
Rio de Janeiro, em 10 de junho de 2009.
SÉRGIO CABRAL
Fonte: www.jusbrasil.com.br

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Massagem Modeladora

Na luta para conquistar a boa forma e exibir um belo corpo, a massagem modeladora é uma maneira de eliminar gordura localizada e reduzir medidas, sem provocar dores.

A técnica é bastante procurada pelas mulheres, por sentir maior dificuldade de acabar com a gordura localizada que se concentram no abdômen, coxas, glúteos, panturrilha e braços. Dependendo da região a ser trabalhada, é possível reduzir de 5 a 10 centímetros das medidas.

Nesta técnica, não são utilizados aparelhos, mas apenas o trabalho manual e um creme com propriedades ativas, para não causar atrito das mãos no corpo. A massagem auxilia a penetração do produto na pele, aumentando a capacidade de absorção do hidratante. O movimento das mãos ajuda a fazer o transporte da linfa - toxinas e impurezas que formam a gordura localizada - para a os vasos sanguíneos, onde será purificada.

Quando ocorre a redução de medidas, a pele tende a ficar mais flácida. Para impedir a flacidez, utilizamos um creme especial, pois ele auxilia na renovação celular e inibe a destruição do colágeno.

Vale lembrar que a massagem não pode causar edemas no corpo.

Fonte site Minha Vida - Saúde , Alimentação e Bem Estar

QUICK MASSAGE
A quick massage ou massagem expressa, foi criada em Nova York pelos japoneses, ao notaram que no dia a dia do maior centro comercial do mundo, pessoas andavam estressadas e sem tempo para realizar uma secção completa de massagem.
Ela utiliza técnicas criadas a partir das massagens Shiatsu e Tui-ná.

Indicações:
redução do stress, 
prevenção de desconfortos musculares,
cansaço,
desânimo.É uma massagem rápida, com duração de 15 minutos, aplicada no próprio ambiente de trabalho, sem necessidade de roupas apropriadas nem óleos.
Ela enfatiza o relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e membros superiores, desbloqueio das tensões musculares, melhora a postura e o fluxo energético do corpo.A Quick Massage é aplicada com a pessoa numa cadeira especialmente elaborada, fazendo-se pressões com a polpa dos dedos, palmas das mãos e cotovelos , proporcionando alívio imediato das tensões.

Principais benefícios da Quick Massage:
Aumenta a produtividade
 Aumenta a concentração e motivação
 Alivia a tensão muscular
 Reduz a ansiedade e irritação
 Melhora a disposição
 Melhora o humor
 Ativa a circulação do sangue
 Melhora a qualidade respiratória
 Provoca a redução de quadros álgicos (dor)
 Produz a sensação de calma e paz interna

Fonte site drsergio.com.br



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Massoterapia



A massagem tem sido usada nas técnicas de cura do Oriente há milhares de anos. Nas pinturas murais, na arte tumular, na cerâmica, em xilografias e desenhos ficou o registro do uso das técnicas de massagem na China, Japão, Egito e Pérsia (Irã) há mais de 5.000 anos. No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana - até mesmo Hipócrates, o "pai da medicina", recomendava "esfregar" para ajudar o corpo. O uso clínico da massagem desapareceu durante a Idade Média e só foi retomado no século 16, quando o cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivar o retorno de sua prática.


O que vêm a ser Massoterapia ?

Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, atuando sobre os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático (que corre paralelo ao sistema circulatório), melhorando a eliminação de detritos ao longo do corpo.

O que Importa é a Saúde

A ênfase é a saúde e não a doença. Por isso nos beneficiamos de uma sessão de massoterapia mesmo não tendo nenhuma enfermidade. Saímos da sessão nos sentindo mais relaxados e harmônicos, com mais energia - enfim, com mais saúde. A terapia holística tem, assim, recursos para tratar as pessoas "meio-doentes", que não apresentam um quadro sintomático definido, mas que também não se sentem bem dispostas, saudáveis. E sem efeitos colaterais. A medicina ocidental trata a doença. A terapia holística trata o doente. A mente ocidental disseca, divide, analisa para então chegar a uma conclusão. A lógica holística trabalha o homem como um todo, numa visão integral, que percebe a doença não como um fenômeno isolado e casual, mas como parte de um contexto. É o enfoque que caracteriza o que em inglês chamamos de holistic medicine (medicina holística) - se propõe a tratar o doente na sua totalidade, e não apenas a parte enferma. Vê o ser humano como responsável pelos seus atos, e sua saúde/doença como uma extensão de seu modo de vida. Ser responsável não é ser "culpado". Doença não é castigo, não é punição por mau comportamento. É uma conseqüência natural dos procedimentos (tipo de dieta, exercício físico, trabalho) e fatores externos (clima, meio ambiente, cultura) e hereditários que caracterizam uma vida. A medicina holística não é melhor que a ocidental, ou vice-versa. Seus enfoques são diferentes. Cada uma tem suas limitações e - também - recursos valiosos. Devemos conhecê-los para podermos utilizá-los com inteligência, procurando sempre a terapia mais indicada para cada caso em particular. Qualquer forma de radicalização reflete certa estreiteza mental. Idéias preconcebidas e rígidas podem trazer conflitos internos e sofrimentos desnecessários à pessoa. Com uma atitude aberta podemos sempre incorporar alguma coisa nova à nossa maneira de ser e agir.

Os efeitos da massagem

Embora uma simples massagem seja muito agradável, seus efeitos são cumulativos e um tratamento completo traz os maiores benefícios. O uso regular da massagem fortalece e tonifica o corpo inteiro, ajudando a prevenir distensões e ferimentos que podem ocorrer devido ao excesso de tensão e uma fraqueza estrutural resultante. A massagem pode estimular ou acalmar o sistema nervoso - dependendo do que se necessite - e por tanto ajudar a reduzir a fadiga, deixando a pessoa com uma sensação de ter recobrado as energias. Se for bem feita, a massagem tem o poder de restaurar o indivíduo físico, mental e espiritualmente.



PRINCÍPIOS DA MASSAGEM

As indicações para o uso da massagem podem ser avaliadas somente por alguém que conhecem a anatomia e fisiologia do corpo humano e os processos de doença e lesão. Somente o médico que fez o diagnóstico ou o profissional qualificado, pode determinar se a massagem será benéfica no tratamento do paciente. Para chegar a esta decisão o profissional deve ter conhecimento sobre os efeitos da massagem e uma compreensão dos princípios e métodos de sua aplicação.

O valor terapêutico da massagem não tem sido freqüentemente alcançado porque as pessoas despreparadas, não são capazes de fazer o tratamento adequado de massagem com a técnica baseada no conhecimento científico.

A massagem pode ser benéfica ou maléfica, podendo ser indicada ou contra-indicada no tratamento de alterações ou preventivos.

É necessário haver cooperação entre o terapeuta que está aplicando o tratamento e o médico que é responsável pelos cuidados do paciente. O terapeuta porque esta geralmente em mais contato com o paciente por um período prolongado, pode fornecer assistência valiosa ao médico, através da observação racional da reação do paciente ao tratamento e informando-o.

Duração do tratamento

A duração de qualquer tratamento pela massagem depende: da área a ser tratada, freqüência dos movimentos, a idade e o tamanho do indivíduo e mudança dos sintomas.

Área a ser tratada

A duração do tratamento varia com o tratamento da área a ser tratada. Esta área deve ser conhecida pelo terapeuta. Apesar da patologia existente ser localizada em uma pequena área, haverá indubitavelmente distúrbio fisiológico na região adjacente. Assim, o tratamento não deve ser limitado à área doente ou lesado.

O terapeuta não é sempre suficientemente informado na prescrição. Por exemplo, uma prescrição de massagem a ser feita para aliviar a dor ou lesão no ombro. O terapeuta inteligente saberá que isto não significa apenas a articulação do ombro, mas também deverá incluir, pelo menos, todos os músculos que controlam o movimento na articulação do ombro, para que o tratamento seja eficaz. Finalmente, a circulação do braço, do antebraço e mãos pode estar deficientes, espasmos e edemas podem estar presentes.

Freqüência dos movimentos

A freqüência dos movimentos afetará a quantidade total de massagem aplicada em determinado tempo. Uma freqüência definida e uniforme deveria ser estabelecida para todos os movimentos para que a dosagem seja avaliada.

Tamanho e idade do paciente

O tamanho e a idade do paciente também afetam a duração do tratamento. Com uma freqüência constante de massagem, um tempo mais curto vai ser necessário para tratar uma pessoa relativamente pequena porque a quantidade de tecidos a ser manipulada é menor do que a pessoa maior.

A uma importância na observação do paciente pelo terapeuta durante o tratamento e o grande perigo da dose excessiva no tratamento, assim como a futilidade da dose insuficiente.

Mudança nos sinais e sintomas

A duração de qualquer tratamento por massagem, assim, deveria variar de acordo com a patologia presente e o tratamento da área a ser tratada, a velocidade dos movimentos, a idade do paciente, a qualquer mudança nos sinais e sintomas. Para obter o beneficio máximo de massagem e evitar o tratamento inadequado ou a dose excessiva na duração, é essencial que os terapeutas tenham um bom conhecimento científico sobre massagem e sobre seus efeitos fisiológicos e que apliquem racionalmente, observando cuidadosamente os efeitos do tratamento.

Freqüência dos tratamentos

A freqüência de aplicação, assim como todos os fatores da dosagem, dependeram da condição patológica a ser tratada. Acredita-se que a massagem é mais efetiva quando administrada diariamente, apesar de alguns estudiosos terem sugerido que é mais benéfica quando administrada com uma freqüência maior e uma duração mais curta.

Tipos de movimentos

Em relação a dosagem, existem pouca informação científica a respeito das diferenças entre os vários tipos de movimentos de massagem. Um tipo de movimento como o deslizamento profundo, que pode efetivamente aumentar o fluxo venoso e linfático, pode não ser tão eficaz no tratamento das áreas endurecidas com o tratamento com o movimento de amassamento profundo.

A dosagem pode variar na maneira pela qual diferentes tipos de movimentos são aplicados. É difícil avaliar com exatidão a intensidade de pressão a ser usada, mas o efeito obtido dependerá primordialmente da regulação da pressão e do estímulo que esta produz. A pressão profunda pode produzir uma estimulação intensa e aumentar a tensão e a dor, enquanto que a pressão leve pode produzir uma estimulação suave, relaxamento e a diminuição da dor. A reação da estimulação externa varia de acordo com os diferentes indivíduos e a patologia dos tecidos sob o tratamento. A duração e freqüência de tratamento e o tipo de movimentos selecionados dependeram geralmente da patologia existente e do efeito esperado do tratamento.

Se o terapeuta estiver distraído ou conversando com o paciente, sua concentração no tratamento é impossível e pode levar a realização de movimentos inúteis ou até prejudiciais, sem alcançar o resultado desejado.



EFEITOS DA MASSAGEM

A massagem produz estimulação mecânica nos tecidos, por aplicação rítmica de pressão e estiramento. A pressão comprime os tecidos moles e estimula as redes de receptores nervosos; o estiramento aplica tensão sobre os tecidos moles e também estimula as terminações nervosas receptoras. O uso destas duas forças pode, através da mudança dos vasos sangüíneos e linfáticos, afetar a circulação capilar, venosa, arterial e a circulação linfática. Pode-se estimular os esteroceptores, tanto superficiais como profundos da pele, proprioceptores nos músculos e tendões; e interoceptores nos tecidos mais profundos do corpo. Pode-se liberar o muco das vias respiratórias e drenar o excesso.
O modo de aplicação destas forças mecânicas é determinado pelo terapeuta de acordo com sua escolha dos tipos de movimento de massagem (deslizamento, fricção, amassamento, percussão, compressão e vibração) e a habilidade em regular a duração, quantidade, intensidade e ritmo do estímulo. Maiorias dos efeitos da massagem são experiências clínicas, através de relatórios, objetivos e testemunhas; outras são racionalização das hipóteses baseadas no conhecimento de anatomia e fisiologia, umas em estudos laboratoriais controlados e algumas são descritas apenas como uma idéia luminosa.

Efeitos da massagem na dor

Um dos progressos mais dinâmicos e estimulantes na massagem tem sido o conhecimento da importância do "imput" sensorial na percepção da dor. Os clínicos começaram a utilizar o movimento oscilatório nas articulações afetadas para amenizar a dor e aumentar a função. Com as mãos sobre o paciente, concentra a pressão em estruturas específicas e a base que causa a impotência funcional é identificada. O uso das mão para a mobilização das estruturas comprometidas e relaxamento do espasmo muscular protetor. A seqüência do tratamento pode utilizar as técnicas de massagem, técnicas ortopédicas manuais e técnicas de exercício terapêutico para estabelecer o controle sobre as novas amplitudes de movimento obtidas. A integração das técnicas terapêuticas é altamente desejável e deve ser numa habilidade adequada no posicionamento e sustentação do corpo.

Efeitos sobre a circulação sangüínea

Teoricamente, se a quantidade de sangue venoso levado ao coração pode ser aumentado através da massagem, a freqüência cardíaca ou débito cardíaco podem ser aumentados e então a quantidade maior de sangue arterial pode ser levado a periferia.
Apesar de haver pouca informação sobre qual tipo de massagem, foi utilizado, várias experiências foram convincentes em mostrar que a massagem aumenta a circulação sangüínea.

Efeitos da massagem na circulação linfática

Nos capilares linfáticos da pele e tecido subcutâneo, a linfa pode se mover em qualquer direção. Seu movimento depende das forças externas do sistema linfático. Seu curso é determinado por certo fatores como gravidez, contração muscular, movimento passivo ou massagem.

Efeitos no tecido muscular

Apesar da teoria de que o amassamento de um músculo (trabalhar um músculo) o faz mais forte. Acreditava era esta uma ilusão que deve ser erradicada. A força muscular pode ser desenvolvida somente pela contração muscular e nenhuma forma de massagem tem influência, a não ser indiretamente, e novamente: "Para usar a massagem acertadamente devemos considera-la um meio para atingir um fim que é a restauração da função muscular". A massagem pode ser útil possibilitando ao músculo realizar mais exercícios e assim desenvolver sua força.

Condições patológicas dos tecidos

Dois macacos foram submetidos a uma secção unilateral do nervo ciático e imobilização do membro com gesso. Depois de quatro semanas, massagem ( deslizamento e amassamento ) e movimentos passivos foram feitos por sete minutos diariamente em um grupo e o grupo de controle foi mantido em completo repouso. Aproximadamente dois meses após, em alguns animais e seis meses em outros, os músculos foram examinados microscopicamente para se determinarem as mudanças histopatológicas. Os músculos mantidos em repouso estavam pálidos e envolvidos por um tecido fibroso formando um septo espesso, com estrias esbranquiçadas e amareladas. Microscopicamente, esta fibrose foi claramente demonstrada, tanto em volta das fibras musculares como em substituição as fibras atrofiadas. Os músculos foram massageados estavam flexíveis e elásticas com consideravelmente menos fibrose e aderências.
A atrofia muscular que ocorre depois da secção nervosa ou lesão dos neurônios do corno anterior da medula espinhal é maior do que aquela resultante do desuso. È mais rápida sua evolução, e mudanças características ocorrem. Além do encurtamento das fibras musculares, segue-se a degeneração destas células. As estrias cruzadas desaparecem, e ocorre uma quebra do mecanismo de contração muscular. Em estágios mais avançados, as células musculares desintegradas são substituídas por tecido fibroso e gordura. Mudanças também ocorrem nos vasos sangüíneos intramusculares. Há um aumento dos capilares, e os vasos sangüíneos pequenos mostram hipertrofia e um aumento da sua estrutura fibrosa.
A fibrose ocorre em músculos imobilizados, lesados ou desnervados. Uma contratura freqüentemente ocorre. O comprimento do músculo em sua totalidade torna-se mais curto do que o seu normal em repouso por causa da ausência de elasticidade do tecido fibroso e da formação de aderências entre as camadas do tecido conjuntivo.
É possível para a massagem aplicar tensão no tecido fibroso, com objetivo de prevenir formação de aderências. Os movimentos pelo quais pode-se obter estes efeitos são o deslizamento, fricção e amassamento.

Resumo:

1. A massagem não aumenta diretamente a força ou normaliza o músculo, apesar de ser mais eficaz do que o repouso na recuperação da fadiga após exercícios excessivos. Teoricamente a massagem possibilita a fazer mais exercício que, por sua vez, aumenta a resistência e a força muscular. Esse fato é importante para o tratamento. A massagem deveria ser feita entre períodos de exercícios, quando o exercício é usado para desenvolver força e resistência muscular.

2. A massagem pode diminuir a intensidade da fibrose que inevitavelmente se desenvolve no músculo imobilizado, lesado ou desnervado.

3. A massagem não evita a atrofia no músculo desnervado.

4. o que visa alcançar através da massagem é manter os músculos no melhor estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade para que depois da recuperação do trauma ou doença, o músculo possa funcionar no seu máximo.

Efeitos da massagem na pele

A observação clínica mostra que a massagem feita posteriormente num membro que foi mobilizado por semanas, produz uma melhora definida na textura a aparência da pele.
Se a pele tornou-se aderente a tecidos adjacentes e tecido fibroso foi formado, movimentos de fricção são usados para liberar mecanicamente as aderências e amolecer os tecidos fibrosos.

Efeitos da massagem no tecido adiposo

Alguns pesquisadores investigaram que após aplicar massagem vigorosa em certas áreas da parede abdominal em animais, de forma tão intensa o suficiente para causar pequenas hemorragias, microscopicamente analisado áreas massageadas e as áreas não tratadas, mostraram que não há mudança no tecido adiposo das áreas tratadas.

Efeito da massagem no metabolismo 

Muita pouca experiência recente tem sido feitas sobre o efeito da massagem no metabolismo, apesar dos vários estudos realizados há mais de 50 anos.
Alguns estudos indicam.

I. Ocorre um aumento do débito urinário.

II. A excreção de ácido não é alterada e não ocorre nenhuma mudança no equilíbrio ácido básico no sangue.

III. Nas pessoas normais não ocorre nenhum efeito imediato no consumo basal de oxigênio, ou na freqüência de pulso ou pressão arterial.

Efeito da massagem nas vísceras

A opinião de um dos estudiosos era que seria impossível esvaziar o intestino delgado mecanicamente. Qualquer ação da massagem sobre os intestinos é quase, se não totalmente, reflexa em resposta ao mecanismo de estimulação mecânica da pressão. Esta estimulação pode aumentar o peristaltismo e assim intensificar o esvaziamento do intestino. Ele apontou que algumas porções do intestino grosso são bem constantes em sua relação com a parede abdominal, e assim a direção da passagem do conteúdo do duodeno, cólon ascendente e cólon descendente, e cólon sigmóide podem ser seguida.

Efeito psicológico da massagem

Muitas pessoas estão familiarizadas, com efeito, calmante da massagem suave, mesmo quando não há comprometimento físico ou patológico.
A atenção concentrada do massoterapêuta para com o paciente, combinado com a sensação física agradável, freqüentemente estabelece uma relação de confiança, e este revela seus problemas, preocupações, e fatos sobre sua saúde que ele pensava serem mínimos para contá-los ao médico.
O terapeuta age como ouvinte que guarda toda a informação revelada como confidencial. Ele é cuidadoso em prevenir que se crie muita dependência do seu relacionamento e aconselha o paciente a revelar ao médico todos os fatos sobre a sua saúde.
Efeitos psicológicos negativos podem resultar do tratamento pela massagem. Deve ter cuidado em dar segurança ao paciente apreensivo e explicar-lhe a verdadeira interpretação da razão do tratamento de forma conveniente.

O profissional massoterapêuta tem como função o relaxamento e a estimulação de tecidos moles. Não é função do massoterapêuta a reabilitação e a prescrição de medicamentos, que são de responsabilidade do fisioterapeuta e do médico.

Fonte: Portal Angels - Terapias Alternativas

Reflexologia



A exemplo de muitas Terapias Holísticas, a reflexologia não é comprovada por uma teoria científica, a não ser o fato de que as terminações nervosas (70 mil na sola de cada pé) são estimuladas. Os reflexologistas acreditam que atuando nas zonas reflexas é possível equilibrar o fluxo de energia nas zonas longitudinais do corpo, e, portanto, ajudar seu correto funcionamento.

ESTILOS DE VIDA

Uma das causas mais comuns das doenças é o stress - o efeito das pressões cotidianas sobre nosso corpo, ao lado de outras influências negativas, como a poluição, os aditivos e agrotóxicos nos alimentos e a vida na cidade. Todos somos afetados pelo stress em diferentes níveis e, como conseqüência, muitos desenvolvem diversos problemas físicos, entre os quais dor de cabeça e enxaqueca, tensão na nuca, dor nas costas, distúrbios digestórios. Debilidades do sistema nervoso, pressão alta, doenças na pele e constantes gripes e resfriados.

ESTILOS MELHORES

Embora a reflexologia não possa prevenir o stress que ocorre na vida cotidiana, ela pode nos ajudar a lidar melhor com ele e nos sentirmos mais relaxados. Um dos importantes benefícios da reflexologia é o relaxamento.
O tratamento é holístico, ou seja, trata o corpo como um todo, não um grupo de sintomas, e pode nos ajudar tanto físico quanto mentalmente. Os sintomas presentes no corpo devido ao stress podem ser aliviados e o efeito equilibrador do tratamento aumenta a saúde como um todo, ao tratar das causas profundas dos sintomas isoladamente.
Quando nos sentimos melhor fisicamente, nos sentimos também psicologicamente, e uma sensação de maior bem-estar ajuda a reduzir os níveis de stress e prevenir futuras doenças. Depois do tratamento o cliente se sentirá mais calmo, mais tranqüilo e mais otimista, e portanto mais capaz de lidar com o stress e as doenças a ele relacionadas.

O TRATAMENTO

Antes de iniciar o tratamento, é feito um histórico detalhado, a anamnese. O terapeuta prepara um histórico de caso completo, ou seja, tudo que houver para saber a respeito do cliente e sobre sua saúde, desde seus sintomas físicos e das horas de sono, até todos os aspectos de sua vida, além de seu estado emocional. Com isso, o terapeuta irá focalizar um tipo de tratamento mais adequado ao caso e determinar se a reflexologia será o tratamento mais indicado.
O cliente se sentará numa confortável cadeira reclinável - com as costas, o pescoço e as pernas bem acomodadas, e com os pés elevados de modo que o terapeuta possa atuar sobre eles facilmente.
Se você não tem uma cadeira dessas, pode adaptar seu cliente em uma maca comum e colocar, sob suas pernas, um triângulo de espuma, conhecido como "suave encosto", encontrado em qualquer loja especializada em colchões. Também se pode usar um edredom ou cobertor enrolado sob as pernas do cliente.
O primeiro passo será um exame dos pés, e então o terapeuta esfrega os pés com lenços umedecidos, para remover a sujeira superficial ou pra refrescar os pés num dia quente. Serão identificados sinais de pele áspera, calosidade, rachaduras entre os dedos, numa área de infecção, como verruga, e problemas nas unhas.
Os pés de seu cliente poderão ser massageados com um pouco de talco. O produto costuma ser usado no tratamento porque absorve a umidade, caso os pés estejam um pouco suados, e os torna mais macios se estiverem secos. Em lugar do talco, alguns terapeutas podem usar óleo, mas deve-se ter o cuidado de secar muito bem os pés de seu cliente para ele não escorregar, principalmente se estiver de sandálias.
A massagem geral aplicada ao pé fará com que o cliente se acostume com o toque do terapeuta e também relaxe. Quando o cliente se acostumar a ter o pé manipulado, o terapeuta explicará como será feito o tratamento; ele também irá tranqüiliza-lo em caso de apreensão quanto a dor. A reflexologia não é dolorosa. As áreas sensíveis são tratadas com suavidade e as sensações costumam ser mais de prazer que de sofrimento. Uma técnica calmante muito precisa será então aplicada a todos os pontos reflexos de ambos os pés.



Fonte: Portal Angels - Terapias Alternativas

Terapia Alternativa





TERAPIA HOLÍSTICA (Terapia = do grego Terapeûos: harmonizar, equilibrar; Holística = do grego holus: totalidade).
A Terapia Holística é um sistema avançado de terapias integradas e progressivas com método personalizado, que trabalha com uma somatória de técnicas milenares e modernas de altíssima vibração energética, que pode ser utilizada para tratamentos bastante profundos.

Este procedimento terapêutico visa compreender profundamente o indivíduo como um todo, tendo como foco: o Corpo, a Mente e oEspírito, em toda sua forma de atuação e maneira de viver. Ajudando você a liberar sua energia vital e canalizá-la de maneira correta, respeitando seu ritmo de vida (biorítmo). Assim você pode atingir os níveis necessários de estrutura mental e física, responsáveis pela sua saúde, através da qualidade de vida que passará a levar. Assim, entrando em harmonia física, psíquica e espiritual, conseguindo obter disciplinadamente resultados satisfatórios, sabendo de seus valores e fortalecidos por eles, atingindo suas nossas metas!
Temos um corpo energético que mantém vivo nosso corpo físico, logo, se mantivermos nossa energia em equilíbrio, viveremos cada vez melhor e nossa vida será repleta de experiências positivas, auxiliando na sua evolução pessoal. Resumindo, você aprenderá viver, e fazer tudo o que faz, de maneira sempre positiva, e é claro, colhendo resultados positivos! Viver sua vida, com uma nova dimensão de consciência criando padrões de qualidade que vão atingir todas as áreas de sua vida.





Fonte: Portal Angels - Terapias Alternativas

domingo, 15 de novembro de 2009

Shiatsu

Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o total bem-estar físico, mental e emocional, os orientais definem saúde como: união harmoniosa entre corpo, mente e espírito.

O Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, apesar da técnica ser desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data há mais de 5000 anos, e significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão).

É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objetivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

No ser humano, a energia vital circula por canais chamados de Meridianos. Quando ocorre uma alteracão nesse fluxo, ocorre um desequilíbrio entre o Yin e o Yang, ocasionando excesso ou falta de energia em determinadas partes do corpo e sintomas de doenças são produzidas interna e externamente.

O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo-se reestabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.

O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, mas sim uma técnica que exige conhecimento de anatomia e principalmente do percurso exato dos Meridianos.

Indicações:

- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);

- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);

- Insônia, Ansiedade;

- Melhorar a circulacão sanguínea;

- Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;

- Equilibrar o sistema nervoso;

- Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;

- Melhorar o tönus da pele;

- Reduzir a fadiga (física e mental);

- Aliviar a dor cansada por contratura e má postura
(dores nas costas e articulacões);

- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça
Aumentar os nivéis de energia;

- Promover a saúde e o bem-estar geral.

Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulacão sanguínea.

O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.

Uma sessão de Shiatsu pode durar de 15 minutos ( a popular versão Express, que não tem efeito curativo ) a uma hora e meia ( a versão completa ).

O Shiatsu é recomendado para reequilibrar a energia do corpo, resolvendo uma infinidade de doenças, sentindo-se os resultados desde as primeiras sessões.

Informações Site Médico

Massagem Tailandesa

"NUAD PHAEN BORAN"
A Tradicional Massagem Tailandesa



Thai Massagem

   Tradição

  A origem deste estilo de massagem remonta ao tempo de Gautama Budha e a região que hoje compreende India e Nepal.  Acredita-se que Dr. Jivaka Kumar Baccha, contemporâneo de Budha e médico da Sangha, foi o criador deste método e é venerado na Tailândia como o "Pai da Medicina". Com a expansão do Budhismo há mais ou menos 2000 anos, esse conhecimento chegou ao que hoje conhecemos como Tailândia onde foi preservado até nossos dias. Essa técnica foi mantida por tradição oral (mestre - discípulo) e alguns poucos registros que sobreviveram ao tempo.
  Há 2 linhas mestras desta arte: o estilo do sul com a escola de Wat Po em Bangcoc e o estílo do norte com a escola do Old Medicine Hospital ( foundation of Shivago Komarpaj ) que é a linha dos mestres com quem aprendi.

A Técnica

A  Tradicional Massagem Tailandesa ou como se chama comumente Thai massagem, tem um enfoque mais energético que físico. Dentre a imensa rede de canais sutis (sen) por onde circula energia vital eles utilizam terapêuticamente 10 principais. O corpo físico é o veículo através do qual se trabalha para reestabelecer o fluxo energético e a cura em todos os demais corpos.
Através de pressões profundas ao longo destes sen, alongamentos musculares, manipuläções articulares e torções busca-se liberar os bloqueios e estagnações da energia vital.
  As várias manobras utilizadas nesta massagem foram concebidas para facilitar e estimular as correntes de energia intrinsecas, liberando os bloqueios que impediriam o equilíbrio essencial à manutenção de um indivíduo saudável e livre de dores.
As pressões podem se utilizar como "ferramentas"as mãos, polegares, pés, joelhos, cotovelos e antebraços. Para as torções e alongamentos utiliza-se o corpo como alavanca em manobras que são com Yoga (asanas) aplicado.
A Massagem Thai possibilita pressionar músculos, mover articulações equilibrando os níveis de energia, aumentando a flexibilidade e uniformizando o efeito em ambos os lados do corpo. A sensaçào de bem estar é gerada pela liberação de endorfina. O tempo todo durante a massagem há um sentido de fluidez, de cadência, de integração e companheirismo. Cada manobra se dissolve na seguinte como numa coreografia.

Informações site Claudia Godart - Massagens Orientais

Massagem Ayurvédica




Há cerca de 6000 (seis mil) anos atrás, a ciência da Ayurveda começou na Índia.

Em sânscrito, AYU significa vida e VEDA significa conhecimento ou ciência, sendo assim Ayurveda pode ser traduzido como a ciência ou conhecimento da vida.

A massagem ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos.

Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crônica) no corpo físico, fortalece o sistema imonológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivos.

Contando com alguns alongamentos, proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital.

Tem efeito terapêutico também a nível dos corpos emocional, mental e espiritual. As emoções, conceitos, crenças e experiências vivenciadas e contraídas no corpo, são "tocadas" e liberadas, propiciando um profundo processo de auto conhecimento e transformação interna e externa, a partir da consciência corporal.

É um poderoso sistema de tratamento para harmonização, balanceamento e vitalização do ser, além de ter uma atuação específica em problemas crônicos e agudos localizados em diversas áreas do corpo, sempre de uma forma natural e consciente.

Informações do site NetFenix

Massagem com Pedras Quentas

O que é terapia das pedras quentes?

O contato com a natureza pode trazer benefícios que a gente, às vezes, nem desconfia. Imagina a cena: você, andando pelo campo, aquelas pedras ali, jogadas, no caminho, meio estorvando, meio decorando. Você passa e simplesmente esquece. Não dá importância. Passados alguns minutos e você nem lembra mais do que viu. Já aconteceu algo parecido, ou não? Quem poderia imaginar que elas, as pedras do caminho, agora passariam a ser o centro das atenções do mundo da estética?

A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização
da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento. No Brasil, foi introduzida há dois anos pela esteticista Ala Szerman, única profissional habilitada para formar novos técnicos no assunto no País.

As manobras utilizadas na técnica são herança da massagem sueca e do shiatsu. Isso somado às teorias de moxa, a técnica oriental que usa a termoterapia para curar, os conhecimentos de Geoterapia e Massoterapia. Alternando a aplicação no corpo de pedras frias e quentes, consegue obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que fazem muito bem. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda.

"São pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares que trazem herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitamos os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo", explica a esteticista. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e reenergizadoras no corpo.
Aliás, extremamente sedativas. Ala explica que os pacientes entram no estado alfa, onde o cérebro fica praticamente desativado. "É o relaxamento total. Por isso a técnica é tão utilizada para quem sofre com os efeitos do estresse". Ao final das sessões, que chegam a durar uma hora e meia, Ala diz que é normal os pacientes ficarem dormindo. "Não é o que buscamos.

Melhor seria que eles ficassem acordados, mas totalmente relaxadas como pressupõe o alfa. Mas eles relaxam tanto que dormem".

As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar
a fome quando entravam em processo de jejum. "Por isso a técnica auxilia na perda de peso", conta a esteticista. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.
Ala conta que foi pessoalmente favorecida com os resultados da técnica. Ela foi vítima de um câncer na mama. Depois das sessões de quimioterapia e com o problema sanado, ela se submeteu a várias aplicações com as pedras quentes. "A energia do corpo fica completamente alterada depois de um susto desses. As pedras auxiliam na restauração do equilíbrio."

Conheça outras aplicações das pedras quentes 
Melhora as funções orgânicas
A aplicação das pedras permite que se realize massagem profunda sem as dores da massagem convencional. O calor aplicado também vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termoterapia convencional. O poder das pedras sobre os receptores dos

sentidos faz com que se forme uma mensagem intercelular conectando o corpo e a mente que, reenergizada, passa a ter maior influência no comando da saúde geral do organismo.

Harmoniza corpo, mente e espírito
O contato com as pedras ajuda o cliente a reconectar-se com suas raízes, com a energia da Terra, trazendo equilíbrio à sua vida diária, usando a energia eletromagnética que existe em todas as coisas. A Termoterapia induz à liberação de emoções bloqueadas e a técnica de massagem utilizada facilita ao máximo essa liberação. A terapia das pedras quentes ultrapassa a experiência física de massagem típica e entra em dimensões mais profundas de relaxamento, saúde e bem-estar, criando uma linha positiva para a cadeia "Corpo-Mente-Espírito".
Equilibra o sistema nervoso
A sinergia da massagem com pedras quentes e a termoterapia não se limitam a deslizamento sobre os músculos. As manobras executadas com pedras quentes permitem alcançar as terminações nervosas superficiais que comunicam ao sistema nervoso a energia positiva que equilibra a perfeita união do corpo e mente. O relaxamento obtido atingirá níveis nunca antes experimentados.




Informações site Cyber Diet

Massagem Sueca

Per Henrik Ling

Per Henrik Ling (1776-1839), o fundador da massagem sueca e da educação física moderna, viu o corpo humano como parte da grandeza humana. A ginástica, para ele, era totalmente anticompetitiva. A finalidade da ginástica, segundo Per Henrik Ling, era formar as características de um atleta e criar pessoas bonitas.

A nova constituição

No ano de 1809, a Suécia ganhou uma nova Constituição Democrática, que tirou o poder dos antigos reis e aristocratas. A sociedade passou a não ser mais governada com a força do poder de poucos homens e, como conseqüência disto, surgiu uma nova forma de educação dos cidadãos. A industrialização nesta mesma época também mudou o perfil do povo trabalhador, quando as indústrias necessitaram de um corpo administrativo produtor. Como fazer as pessoas trabalharem nos mesmos horários o ano todo, quando a maioria era costumada a se levantar e a dormir com o nascer e o pôr-do-sol e dependendo das estações do ano? Como conseguir unir o homem soldado e guerreiro, com o novo homem defensor dos direitos civis? A resposta destas perguntas era uma só: a educação corporal e a disciplina física. Um corpo forte e resistente, na época, constituía também uma alma masculina poderosa que sempre estava pronta a se sacrificar pela pátria.

A competição como uma ameaça à humanidade

Na filosofia do alemão Fichte discutia-se na época, a luta entre o ser humano e a natureza, uma guerra interna de controle corporal e uma guerra externa de sobrevivência. Havia o pensamento de que, para ter progresso, era preciso sacrificar os mais fracos e que a guerra entre nações era um mal necessário. Mas Per Henrik Ling não tinha a mesma opinião. Ele viu o ser humano como parte de algo maior, com uma ligação à natureza divina e ao cosmos. Ele quis que o ser humano chegasse à harmonia entre estas guerras internas e externas, pelo esporte. Porém, ele viu a competição como uma ameaça à humanidade.

O movimento esportista e tratamentos com massoterapia

Com isso surgiu o movimento esportista e atlético na Suécia e no resto da Europa. Práticas de esportes e competições não eram mais exclusividade dos aristocratas. Per Henrik Ling estudava, com interesse, a filosofia e a literatura das antigas culturas, a Grega e a Romana, e constatou que os antigos atletas tratavam os músculos cansados com massagem. A palavra grega ma’sséin significa justamente apertar, friccionar e amassar. O pai da medicina, Hipócrates, escreveu 400 anos antes de Cristo, que o mais importante para um médico era “saber amassar”. E eram justamente os médicos que faziam massagem, uma arte que, na época, era considerada um dos mais finos tratamentos. No antigo império romano, a massagem chamada tripsis ou ana´tripsis manteve uma posição elevada e foi praticada pelos profissionais com formação médica. A técnica foi desenvolvida, chegou a um alto grau de aperfeiçoamento e começou a abranger tratamentos dos mais variados tipos. Na antiga ginástica e no atletismo, a massagem era considerada necessária para um bom desempenho corporal e a forma mais importante de tratamento de dores e lesões relacionadas à musculatura.

Massagem considerada um pecado pela igreja

Estes conhecimentos profundos das antigas culturas perderam-se no tempo medieval, quando a Igreja Católica divulgou a idéia de que contato físico era algo pecaminoso, mais ligado ao prazer corporal. A partir de então, a massagem começou a ser considerada erótica no ocidente, uma idéia errada que infelizmente sobrevive até hoje. No oriente, porém, a religião não fechou o campo da massagem e os conhecimentos antigos foram preservados até os dias atuais.

Massagem sueca

A massagem ou a massoterapia sueca ou ocidental desenvolvida por Per Henrik Ling e seus discípulos Branting, Georgii e De Ron, foi baseada na sabedoria das antigas culturas, tanto do oriente como do ocidente. Eles criaram um sistema de massagem, aperfeiçoando os movimentos. E este sistema é usado até hoje. Eles acreditaram e provaram que a massagem não só tratava músculos tensos e melhorava o desempenho atlético, como também tratava problemas internos como o estômago, intestinos, pulmões, coração e ainda problemas psicológicos. Hoje em dia, a massagem ou a massoterapia sueca é um conceito de qualidade mundialmente conhecido e é a forma de tratamento alternativa mais usada no ocidente, também chamada massagem clássica ou massagem ocidental. Esta técnica de massagem consiste basicamente em 5 movimentos (longos, circulares, transversais, arrados e fricções) além de alongamentos e manipulações no sentido do fluxo sangüíneo, para melhorar a circulação. O tratamento usa óleos que ajudam a diminuir a fricção e deixam a pele mais macia.

Massagem e ocitocina

Kerstin Uvnäs Moberg, professora sueca de fisiologia com 25 anos de pesquisa em medicina hormonal, explica no livro Lugn och Beröring (“Relaxar e Tocar”) como a massagem sueca libera o hormônio relaxante ocitocina, que alivia a dor. Ocitocina é também chamado o hormônio do amor e é fundamental para o bem-estar. Estudos recentes mostram que este hormônio é um dos mais importantes do nosso corpo e é fundamental para combater os hormônios do estresse e as nossas reações de luta e de fuga. Ele baixa a pressão sangüínea, relaxa o corpo, aumenta a tolerância à dor e estimula o crescimento.

Os efeitos principais da massagem sueca são:

  • Músculos tensos e doloridos relaxam e ficam mais elásticos
  • O tecido conjuntivo fica mais flexível e age para não deixar criar cicatrizes nos músculos após uma lesão
  • Aumenta a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
  • Alivia cãimbras
  • Aumenta a circulação linfática e melhora o sistema imunológico
  • Ajuda a tirar toxinas, principalmente o ácido láctico
  • Alivia inchaços
  • Melhora a respiração
  • Normaliza a pressão sangüínea
  • Melhora a capacidade de funcionamento e recuperação muscular
  • Tem um efeito relaxante na sistema nervoso
  • Diminui o estresse, melhora o sistema digestivo e proporciona um sono relaxado
  • Recupera rapidamente lesões por esforço repetitivo, como a tendinite
  • Ajuda pessoas com fibromialgia
  • Aumenta o conhecimento do corpo 

Informações obtidas no site Bergovist massagem e treinamento